O esquema de MDA precisa de um bom armador, Stephen Curry, bons arremessadores, Curry e Klay Thompson, um ala-pivô com um arremesso decente, David Lee, e um time rápido.
E, sim, sempre critiquei o estilo de jogo de D'Antoni. Gosto do basquete que começa de dentro para fora, bem trabalhado, longe do sistema SSOL (Seven Seconds Or Less - Sete Segundos Ou menos). A recusa de MDA em se adaptar ao elenco, esperando que o time se adapte ao esquema, também me dá nos nervos.
Mas, mesmo assim, Mike D'Antoni pode ter sucesso com o Golden State Warriors.
Correr, correr, correr
D'Antoni goste de ver seus times correndo. Thompson e Curry adoram puxar o ritmo do jogo, arremessando dos 3 pontos na transição. No SSOL terão sinal verde para isso. O objetivo é pegar a defesa se armando.
Pick-and-roll
O sistema de D'Antoni é cheio de pick-and-rolls. A eficiência de Lee como o homem do pick, 1,01 PPP, se encaixa bem com MDA. Do outro lado, Curry tem .95 PPP como homem da bola no P&R. Se a defesa tentar ajudar, Thompson faz 1,13 PPP como um arremessador de spot up.
Quando a defesa se preocupar com Lee, ou Andrew Bogut, Curry e Thompson tem mais do que habilidade suficiente para infiltrar e pontuar.
Defesa
A grande fraqueza de MDA, além de não se adaptar ao elenco, é seu esquema defensivo. Hoje, o Warriors tem duas âncoras na defesa, Andre Iguodala e Andre Bogut, além de jogadores como Draymond Green. Com estes jogadores no elenco, a defesa do Warriors deve continuar saudável. Talvez não seja mais a 4ª melhor defesa da NBA, mas ainda dará problemas aos ataques adversários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário