Em seu terceiro ano na NBA, Larry Sanders finalmente recebe um pouco de reconhecimento, mesmo que ele seja limitado ao pequeno grupo de pessoas que devoram e analisam cada aspecto de uma partida de basquetebol.
Sanders está tendo as melhores marcas em pontos por jogo, rebotes por jogo e tocos por jogo. Ele tem a maior BLK% da NBA. Com Sanders em quadra, o Bucks tem a quarta melhor defesa da NBA, permitindo 99 pontos a cada 100 posses de bola.
Com algumas estatísticas postas de lado, é hora de falar de como Sanders protege o aro. Com Sanders perto do arremesso, os adversários convertem, apenas, 34.9% de seus arremessos. Mais importante de tudo, Sanders bloqueia 7,6% de todos arremessos em quadra.
Mas, é quando comparamos o jovem pivô com os nomes que mais lembramos quando o assunto é proteger o aro que tudo fica mais claro. Jogadores como Dwight Howard, do Los Angeles Lakers, Serge Ibaka, do Oklahoma City Thunder, e Tyson Chandler, do New York Knicks.
Entre os quatro, Sanders é o segundo em tocos por jogo, mas com quatro minutos por jogo a menos que o líder, Ibaka. Sanders lídera em tocos por jogo PER 36 e em BLK%.
Mas, estes números não cobrem a importância de Sanders na defesa.
O gráfico acima mostra o local de cada toco dos quatro jogadores (até o dia 6/04/2013).
A diferença de Sanders se encontra aí. Sanders não arrisca os tocos em qualquer momento. Ele estuda os adversários, sabe de suas vantagens. Assim, ele consegue proteger o aro em seu local mais importante (a área restrita é o único lugar onde jogadores da NBA tem um aproveitamento maior do que 60%).
Mas não é só nos tocos essa diferença. O OED de Sanders é incrível. A redução de acertos quando ele protege o aro é mais importante, até que os tocos.
Acima, o FG% dos adversários. Quanto mais vermelho, mais arremessos são convertidos na área. Com Sanders em volta, os adversários se preocupam mais com o toco do que com o arremesso tornando o pivô o melhor protetor de aro na NBA, hoje.
E o Bucks sabe disso. Para apoiar Sanders como o MIP - Most Improved Player, jogador que mais melhor da temporada passada para a atual, o Bucks distribuirá blocos de montar (blocks em inglês. entenderam!? Hein!? Hein!?) com o nome de Sanders, os #LarryBlocks (Bucks provando adorar um trocadilho)
Mas Sanders não pára por aí.
"Acredito que [aprender a cavar faltas de ataque] me levará a um outro nível como defensor"
Se conseguir adicionar mais armas ao seu vasto repertório defensivo, Sanders poderá fazer história na NBA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário