HIT THE GLASS

sexta-feira, 7 de março de 2014

Será que LeBron Jamers melhorou seu arremesso?


"LeBron James melhorou seus arremessos". Como adoro o cheiro de uma narrativa pela manhã. Mesmo tendo melhorado a percentagem de seu aproveitamento nos últimos anos, James não, necessariamente, melhorou seus arremessos. Com ou sem mangas para atrapalhá-lo.


Nas Finais de 2013, James converteu somente 2 dos 15 arremessos de meia distância nas três derrotas do Heat. Aumentando o número da amostra para dentro do garrafão, menos área restrita, LBJ tem 4 arremessos convertidos em 24 tentados.

Nesta temporada, em derrotas, o atual MVP da NBA tem um aproveitamento de 30,6% de média distância, 9,5% abaixo da média da NBA no local.

Quando seu arremesso sofre, o Miami Heat sofre.

A carreira de James virou um estudo conceitual na busca pelo melhor arremesso. A cada ano que passa, James minimiza seus arremessos ruins, aumentando os bons.

Onde entra a narrativa?

James tem mantido um percentual parecido em arremessos de média distância. Mas, nessa busca pelo seu El Dorado, James diminui, cada vez mais, o número de arremessos entre a linha dos 3 pontos e o garrafão. Estatisticamente, o arremesso de média distância é o pior da NBA. Hoje, treinadores buscam um "shot chart" de videgame, chutes de 3 ou dentro do garrafão. E isto é o El Dorado de James.

No entanto, está peregrinação pela eficiência perfeita pode machucar a equipe.

Quantos arremessos livres James deixa passar por acreditar que são arremessos pouco eficientes? Muitas vezes um arremesso pouco eficiente agora pode preparar o marcador para um fake seguido de um chute melhor no final da partida.

James tem um aproveitamento pior, mas arremessa menos de meia distância
LBJ, junto com Kevin Durant, admitiu que não arremessa no final de períodos para não machucar seu aproveitamento. Um craque como James não pode se preocupar com seu aproveitamento quando tem a chance de, quem sabe, converter 3 pontos que ajudarão a equipe.

Nas últimas duas partidas James converteu 1-20 arremessos de fora da área restrita, dentro da linha de 3 pontos. Em Houston, a desculpa de James foi o cansaço, o que valida o ponto de Dominique Wilkins que a falta de alguém que o pressionasse quando o Charlotte Bobcats atacava contribuiu para seus 61 pontos. Descansado, ficou mais fácil de pontuar.

James usou outra desculpa após o péssimo aproveitamento contra o San Antonio Spurs. As mangas. At´pe agora, nas partidas sem mangas os jogadores da NBA aproveitaram 49,8%FG, quando usam mangas, este número sobe para 52,2%.

Jogadores odeiam as mangas, eu também. mas culpá-las pelo péssimo desempenho nos arremessos é algo que o melhor jogador do mundo não deveria fazer.

James seguirá na busca pelo seu El Dorado enquanto seu físico permitir que ataque o aro com frequência. Após seu auge, no entanto, necessitará deste arremesso que ainda não melhorou.
Share This

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates