HIT THE GLASS

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Review: demo de NBA 2K13 (com dicas de como usar os novos controles)



Com o demo do NBA 2K13 liberado para os usuário do Playstation 3 e quem tem a Live Gold no XBox 360, tive pela primeira vez a chance de testar o game mais esperado do ano (@AllYourBalls não fique irritado). E... É muito diferente.

Antes de iniciar, devo confessar: não era fã do NBA 2K até ser obrigado a jogá-lo por um período extenso de tempo no NBA 2K10. Antes disso, era acostumado com o estilo de controles do NBA Live que, desde que chegou ao PS3/XBox 360 usa o stick esquerdo para mexer o jogador virtual e o direito para fazer os dribles.

Era bastante acostumado com isso. Foi difícil mudar para o isomotion do 2K. Na verdade, sempre falava que adoraria o estilo mais sim (de simulação, estilo que mais de perto simula o que seria um jogo real. Com estratégias, etc..) do 2K com os controles do Live (que, como todos os games de esportes da EA vai mais para um lado arcade. Mais “diversão” menos simulação).

Como dizem, “cuidado com o que você pede”. A 2K Sports, com a volta de Mike Wang que havia ido para a EA Sports, adaptou os estilos de controles da Live, abandonando o isomotion. E... Cara, eu não lembro como jogar no estilo de dribles da Live.

Quem me acompanha no Twitter (@hittheglass PROMO!) sabe que uma das coisas que mais me incomodou nas imagens do NBA 2K13 é a presença do Jay-Z em tudo. O placar, tela de substituição, estatísticas durante o jogo. Tudo tem uma borda dourada. Essa borda dourada tem uns detalhes dourados. E mais dourado. Dourado por todos os lados! AGH!

O placar é um detalhe a parte. Além dos detalhes dourados, quando um time pontua, a mudança de pontos ocorre de uma maneira que parece gritar que Jay-Z influenciou o visual do game. Quando muda de, por exemplo, 2 pontos pra 4 pontos, um pequeno equalizador aparece para fazer a mudança.

Por que isso me incomoda? Vários motivos. O maior deles, fica mais longe da apresentação que vemos durante os jogos da NBA na TV. Prefiro que o game seja o mais perto possível do que vemos no dia a dia. Era assim até o atual game. O dourado por todos os lados chama atenção demais. Se faz isso quando é só um quadradinho no canto superior mostrando as habilidades especias dos jogadores (aperte o direcional para cima para vê-las), imagina quando abrir a tela para pedir jogadas. Além de ser feio demais.

É uma reclamação menor? Claro que sim. Mas, diminui a imersão. Praticamente, joga na cara do gamer que é um jogo de videogame.



Antes de chegar no gameplay, é um demo, muitas das coisas – pedir jogadas principalmente – não estão disponíveis, e não é o mesmo game que vai para as lojas.

Assim que a bola vai ao alto, já se nota diferenças.

Primeira coisa que notei foi a velocidade. Ao contrário do NBA 2K12, velocidade importa no 2K13. Pela primeira vez, vi um jogador passar pelo outro sem muitos dribles, só por ser mais rápido. Russell Westbrook deixou o Mario Chalmers comendo poeira. Só precisei de um simples crossover da direita pra esquerda e arranquei para a cesta.

Ah, mas você passou pelo Chalmers muito facilmente! Não. Só consegui passar porque o Chalmers foi forçar a marcação na esquerda. Overplaying como chamam os nossos amigos americanos. Assim, quando fiz que ia para a direita, ele teve que compensar demais e, ao levar o crossover, se perdeu na marcação. Em outras palavras, posicionamento defensivo importa. Nada mais de ficar preso em uma animação que faz com que teu carinha no game trombe no adversário perdendo velocidade.

Ainda na velocidade, tentar buscar LeBron James no contra ataque com alguém como Kendrick Perkins é impossível no NBA 2K13.

Ver o Chalmers lançar uma ponte aérea em uma hora errada para Dwyane Wade foi muito bom. No NBA 2K12, se o CPU resolvesse fazer uma ponte aérea, eram 2 pontos automáticos. Nunca errava. Foi bom o CPU arriscar e errar.

Eurostep é outra maravilha. Antes, bastava apertar um botão que já saía o eurostep. Agora, parece mais orgânico. Você aperta o LT/L2 e move o shotstick (não esquecem que, ao pressionar o LT/L2, o stick direito volta a ser o shotstick) para a esquerda e direita, dependendo de que lado quer fazer o eurostep. Mas, ao contrário do 2K12, você deve escolher bem a hora ou perde a bola.

Outra diversão do game é dar o famoso flop. Ao apertar o O (no PS3. O botão de parar para levar falta de ataque) e apertá-lo de novo, o jogador se atira no chão, no melhor estilo Anderson Varejão. Ainda não cavei uma falta de ataque. Mas, uma hora consigo.

Se o árbitro não cair na sua, você abre um caminho livre para o adversário pontuar.

Como ainda não peguei o novo estilo de controlar, fica difícil fazer uma análise mais profunda do estilo de jogo. Mas, o jogo inteiro parece mais fluído. Bandejas e enterradas não são mais 2 pontos automáticos.

Durante o jogo, uma boa adição pode virar um problema. Subi para a cesta com o Shane Battier. No ar, recebi um contato do defensor. Battier errou a cesta e, imediatamente, se virou para reclamar de uma falta. Mas, a como a bola não entrou, o árbitro não deu cesta, Battier perdeu a chance de ir para o rebote, que ficou com o Thunder.

Só aconteceu uma vez até agora. Mas, imagina se acontecer no final de uma partida com o placar apertado?

A diferença da A.I. também me impressionou. Os seus companheiros de time ajudam bastante no ataque. Em uma jogada, estava com o Kevin Durant na linha dos 3 pontos. Larguei a bola no pivô, que era o Serge Ibaka. No NBA 2K12, teria que mandar Durant cortar para a cesta. No NBA 2K13, assim que viu o defensor fora de posição, KD foi para a cesta sozinho, com Ibaka, dei um passe quicado para ele que foi para a enterrada livre.

O passe quicado é uma arma importante. Mas, como nos vídeos parecia ser impossível roubar um, abusei de tentativas de passes assim. Não é impossível. Se você não usar o passe quicado na hora certa, arma o contra ataque da outra equipe.

Espero me acostumar logo com os novos controles. Memória muscular não é tão difícil de mudar. E, assim que me acostumar, o NBA 2K13 deve ficar ainda melhor. Por enquanto, nem consigo voltar para a minha temporada de My Player no NBA 1K12.

Como mudaram os controles, abaixo como usar os novos dribles para o PS3. Para facilitar, antes uma foto dos dois controles:




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