Com o demo do NBA 2K13
liberado para os usuário do Playstation 3 e quem tem a Live Gold no
XBox 360, tive pela primeira vez a chance de testar o game mais
esperado do ano (@AllYourBalls não fique irritado). E... É muito
diferente.
Antes de iniciar, devo
confessar: não era fã do NBA 2K até ser obrigado a jogá-lo por um
período extenso de tempo no NBA 2K10. Antes disso, era acostumado
com o estilo de controles do NBA Live que, desde que chegou ao
PS3/XBox 360 usa o stick esquerdo para mexer o jogador virtual e o
direito para fazer os dribles.
Era bastante acostumado
com isso. Foi difícil mudar para o isomotion do 2K. Na verdade,
sempre falava que adoraria o estilo mais sim (de simulação, estilo
que mais de perto simula o que seria um jogo real. Com estratégias,
etc..) do 2K com os controles do Live (que, como todos os games de
esportes da EA vai mais para um lado arcade. Mais “diversão”
menos simulação).
Como dizem, “cuidado
com o que você pede”. A 2K Sports, com a volta de Mike Wang que
havia ido para a EA Sports, adaptou os estilos de controles da Live,
abandonando o isomotion. E... Cara, eu não lembro como jogar no
estilo de dribles da Live.
Quem me acompanha no
Twitter (@hittheglass PROMO!) sabe que uma das coisas que mais me
incomodou nas imagens do NBA 2K13 é a presença do Jay-Z em tudo. O
placar, tela de substituição, estatísticas durante o jogo. Tudo
tem uma borda dourada. Essa borda dourada tem uns detalhes dourados.
E mais dourado. Dourado por todos os lados! AGH!
O placar é um detalhe
a parte. Além dos detalhes dourados, quando um time pontua, a
mudança de pontos ocorre de uma maneira que parece gritar que Jay-Z
influenciou o visual do game. Quando muda de, por exemplo, 2 pontos
pra 4 pontos, um pequeno equalizador aparece para fazer a mudança.
Por que isso me
incomoda? Vários motivos. O maior deles, fica mais longe da
apresentação que vemos durante os jogos da NBA na TV. Prefiro que o
game seja o mais perto possível do que vemos no dia a dia. Era assim
até o atual game. O dourado por todos os lados chama atenção
demais. Se faz isso quando é só um quadradinho no canto superior
mostrando as habilidades especias dos jogadores (aperte o direcional
para cima para vê-las), imagina quando abrir a tela para pedir
jogadas. Além de ser feio demais.
É uma reclamação
menor? Claro que sim. Mas, diminui a imersão. Praticamente, joga na
cara do gamer que é um jogo de videogame.
Antes de chegar no
gameplay, é um demo, muitas das coisas – pedir jogadas
principalmente – não estão disponíveis, e não é o mesmo game
que vai para as lojas.
Assim que a bola vai ao
alto, já se nota diferenças.
Primeira coisa que
notei foi a velocidade. Ao contrário do NBA 2K12, velocidade importa
no 2K13. Pela primeira vez, vi um jogador passar pelo outro sem
muitos dribles, só por ser mais rápido. Russell Westbrook deixou o
Mario Chalmers comendo poeira. Só precisei de um simples crossover
da direita pra esquerda e arranquei para a cesta.
Ah, mas você passou
pelo Chalmers muito facilmente! Não. Só consegui passar porque o
Chalmers foi forçar a marcação na esquerda. Overplaying como
chamam os nossos amigos americanos. Assim, quando fiz que ia para a
direita, ele teve que compensar demais e, ao levar o crossover, se
perdeu na marcação. Em outras palavras, posicionamento defensivo
importa. Nada mais de ficar preso em uma animação que faz com que
teu carinha no game trombe no adversário perdendo velocidade.
Ainda na velocidade,
tentar buscar LeBron James no contra ataque com alguém como Kendrick
Perkins é impossível no NBA 2K13.
Ver o Chalmers lançar
uma ponte aérea em uma hora errada para Dwyane Wade foi muito bom.
No NBA 2K12, se o CPU resolvesse fazer uma ponte aérea, eram 2
pontos automáticos. Nunca errava. Foi bom o CPU arriscar e errar.
Eurostep é outra
maravilha. Antes, bastava apertar um botão que já saía o eurostep.
Agora, parece mais orgânico. Você aperta o LT/L2 e move o shotstick
(não esquecem que, ao pressionar o LT/L2, o stick direito volta a
ser o shotstick) para a esquerda e direita, dependendo de que lado
quer fazer o eurostep. Mas, ao contrário do 2K12, você deve
escolher bem a hora ou perde a bola.
Outra diversão do game
é dar o famoso flop. Ao apertar o O (no PS3. O botão de parar para
levar falta de ataque) e apertá-lo de novo, o jogador se atira no
chão, no melhor estilo Anderson Varejão. Ainda não cavei uma falta
de ataque. Mas, uma hora consigo.
Se o árbitro não cair
na sua, você abre um caminho livre para o adversário pontuar.
Como ainda não peguei
o novo estilo de controlar, fica difícil fazer uma análise mais
profunda do estilo de jogo. Mas, o jogo inteiro parece mais fluído.
Bandejas e enterradas não são mais 2 pontos automáticos.
Durante o jogo, uma boa
adição pode virar um problema. Subi para a cesta com o Shane
Battier. No ar, recebi um contato do defensor. Battier errou a cesta
e, imediatamente, se virou para reclamar de uma falta. Mas, a como a
bola não entrou, o árbitro não deu cesta, Battier perdeu a chance
de ir para o rebote, que ficou com o Thunder.
Só aconteceu uma vez
até agora. Mas, imagina se acontecer no final de uma partida com o
placar apertado?
A diferença da A.I.
também me impressionou. Os seus companheiros de time ajudam bastante
no ataque. Em uma jogada, estava com o Kevin Durant na linha dos 3
pontos. Larguei a bola no pivô, que era o Serge Ibaka. No NBA 2K12,
teria que mandar Durant cortar para a cesta. No NBA 2K13, assim que
viu o defensor fora de posição, KD foi para a cesta sozinho, com
Ibaka, dei um passe quicado para ele que foi para a enterrada livre.
O passe quicado é uma
arma importante. Mas, como nos vídeos parecia ser impossível roubar
um, abusei de tentativas de passes assim. Não é impossível. Se
você não usar o passe quicado na hora certa, arma o contra ataque
da outra equipe.
Espero me acostumar
logo com os novos controles. Memória muscular não é tão difícil
de mudar. E, assim que me acostumar, o NBA 2K13 deve ficar ainda
melhor. Por enquanto, nem consigo voltar para a minha temporada de My
Player no NBA 1K12.
Como mudaram os
controles, abaixo como usar os novos dribles para o PS3. Para
facilitar, antes uma foto dos dois controles:
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