HIT THE GLASS

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Silenciosamente, Carmelo Anthony tem uma temporada de elite defensiva

Vocês estão sentados? Se não, darei um segundo para sentarem. Confortáveis? Então preparem-se para a próxima frase. Carmelo Anthony vem tendo uma temporada de elite defensiva.

Apesar de não ser uma das melhores temporadas ofensivas do ala do New York Knicks, ele ainda luta contra a recuperação de uma cirurgia no joelho para encontrar uma consistência ofensiva, Anthony tem chamado atenção pelo lado que sempre foi ridicularizado: a defesa.

Algumas razões certamente ajudam ao surpreendente início de ano. Robin Lopez e Kristaps Porzingis permitem que Melo seja mais agressivo no perímetro. A cirurgia no joelho pode ter deixado o Knick mais tranquilo. Pode ser que, por não ter que gastar toda a energia tentando pontuar tenha mais disposição defensiva. Ou, apenas está feliz em ajudar um time que mostra possibilidades de  evoluir.

Após o pior DefRtg de sua carreira na temporada passada, Melo vem tendo sua melhor marca neste mais que início de ano, excluídas, aqui, a última temporada encurtada por um locaute.

Melo tem sido mais atento, rápido, comprometido defensivamente. Por enquanto, ele corre para fechar arremessos no perímetro como se tivesse 20 anos de idade. Uma grande mudança da última temporada, quando ficava olhando os adversários arremessarem.

Essa movimentação fica clara quando ele defende além da linha de 3 pontos. Anthony tem permitido por volta de 22% de aproveitamento dos adversários quando eles chutam de 3, a melhor marca da NBA para jogadores que marcaram, no mínimo, 70 chutes de fora.



Anthony também tem a terceira melhor diferença de aproveitamento entre jogadores que marcam, no mínimo, oito arremessos por partida. Quando Melo marca um arremesso, segundo a NBA.com/stats, o adversário tem quase 10% a menos de chances de coverter. Apenas LeBron James e Trevor Booker afetam mais um arremesso nesta temporada. Se focarmos apenas nos chutes de 3, o maior problema de Anthony defensivamente sempre foi o perímetro, oponentes tem 11% menos chances de converter. Melhor marca na Associação.

Os números acima ficam mais impressionantes quando se lembra que Melo permitiu a segunda maior marca em chutes de 3 no temporada passada.


“Ano passado, fisicamente, ele não conseguia fazer muitas das coisas que pedimos aos nossos atletas e estava muito limitado”, disse o treinador dos Knicks, Derek Fisher. “Este ano, o esforço físico e mental estão aí. Ele está gastando mais energia no lado defensivo da quadra, o que tem impacto no ataque. Por isso muitos caras não gostam defender”.

No geral, Melo é o quarto melhor jogador da temporada quando o assunto é afetar chutes adversários. E até os adversários estão notando. O comentarista do Portland Trail Blazers, Mike Rice, destacou como Anthony tem defendido bem, e como o time inteiro se alimenta disso.


Obviamente, Anthony não defende como Kawhi Leonard. Não espere que ele grude em um adversário, perseguindo por toda extensão da quadra, como um predator atrás de comida. Ele não vai maravilhar os olhos com tocos e roubadas de bola dominantes como o San Antonio Spur.

Mesmo assim, muitos aspectos de sua defesa têm sim sido elite. E, esta melhora acontecer quando poucos esperavam algo de novo de Melo, ser do lado defensivo da quadra, e no perímetro, seu eterno calcanhar de Aquiles, merece o devido destaque.


Anthony, por sua vez, parece entender porque seu esforço defensivo tem sido ignorado.

“Na minha posição, é o que é. Você nunca vencerá esta batalha”, disse. “Quando se faz uma coisa tão bem, ela sempre fará sombra para as outras. Eu sei que pontuar é o meu negócio. Posso fazer, acredito, melhor que qualquer um. Mas, posso fazer mais do que isso. E, para ser um líder, tenho que fazer mais”.

Até agora, Melo, você tem feito.

Share This

Um comentário:

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates