HIT THE GLASS

sábado, 17 de agosto de 2013

Os mistérios dos uniformes da NBA

Ah os uniformes da NBA. Não sei se já deu para notar, mas o HTG tem sempre um lugar especial para uniformes das franquias da NBA (ei! #NoUniAds). Sempre falando do visual dos uniformes, é hora de revelar um pouco do mistério do processo de design deles.
O processo se inicia quando uma franquia fala com a NBA, mostrando o conceito, razões para mudanças e o plano. A NBA avalia o plano, o design, muda o que acha necessário e dá os parâmetros para a equipe. Chega a hora da franquia trabalhar com um grupo de designers, sejam eles empregados do time ou terceirizados, e com a adidas para incluir o novo visual no design.

Este processo demora mais ou menos dois anos. O design precisa estar pronto para o s atletas e consumidores.

Uma franquia pode mudar de logo a cada 10 temporadas, uniformes a cada cinco. Em casos especias, como novos donos, nova arena ou datas especiais, o NBA pode permitir mudanças antes deste tempo.

A NBA exige uma série de requerimentos: números fáceis de ler na frente e costas das camisas, nome do jogador nas costas, um logo/nome da equipe na frente e calções que combinem com as camisas.

A Liga também aceita quatro tipos de golas: gola V no estilo do Brooklyn Nets, gola V com uma "separação" no estilo do Utah Jazz, gola redonda como o New York Knicks ou naquele estilo diferente do Los Angeles Lakers.

Tradicionalmente, os ombros das camisetas tem entre 7,62cm e 8,89cm, mas times como o Houston Rockets usam um estilo novo, entre 10,16cm e 11,43cm. Os calções precisam ficar 2,54cm acima dos joelhos.

A partir de 2010-11, a adidas implementou um tecido especial, até nos números, que ajuda na evaporação do suor. Os calções têm duas nesgas nas virilhas para facilitar a movimentação. Os uniformes são feitos com 60% de material reciclado.
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