HIT THE GLASS

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Dream Team contra a atual seleção americana? Sem chances, Kobe!

Recentemente, o armador do Los Angeles Lakers e da seleção americana para os Jogos Olímpicos de 2012, Kobe Bryant, declarou que acredita que a atual seleção venceria, com dificuldades, o Dream Team, o time que primeiro utilizou atletas da NBA em competições da FIBA,  nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.


Charles Barkley e Michael Jordan, os dois maiores destaques do Dream Team, tiveram a mesma reação. Riram. Na verdade, o mundo do basquetebol deu uma risada coletiva – tirando alguns membros que acharam coerente a comparação.


Barkley ainda adicionou que, em sua opinião, apenas três membros do USA 2012 teriam lugar no Dream Team: Bryant, LeBron James e Kevin Durant. Discordo um pouco de Barkley. Não acho que Durant tenha provado o suficiente para tirar lugar de um membro do Dream Team – a não ser Christian Laettner.


Concordo que, após 1992, apenas três jogadores teriam lugar com o Dream Team: Bryant, James e Shaquille O'Neal. Mas, tirar quem do time?


Claro que não esperava que um atleta profissional admitisse a superioridade de um time tão facilmente assim. Especialmente alguém competitivo como Bryant. Mas, a diferença entre os dois times é clara, gritante, acachapante.


Armadores: 


Dream Team: Magic Johnson, John Stockton.


USA 2012: Chris Paul, Deron Williams, Russell Westbrook.


A única grande vantagem do USA '12 vem dessa posição: velocidade. Magic e Stockton teriam problemas com Paul e Westbrook. Mas, os membros do Dream Team tinham um Q.I. acima da média em quadra. Certamente saberiam cortar os espaços de CP3 e Russ.


Além disso, Magic poderia usar sua altura como vantagem no ataque, atropelando os armadores de 2012 no pivô – enquanto Jordan, Scottie Pippen, Clyde Drexler cortariam para cesta para receber passes. E Stockton usaria sua enorme visão de jogo e precisão nos passes.


Vantagem: Dream Team.


Ala-armadores:


Dream Team: Michael Jordan, Clyde Drexler.


USA 2012: Kobe Bryant, James Harden.


Kobe chamou o Dream Team de velho. Esqueceu que Jordan estava com 29 anos, entrando em seu auge, e Bryant já tem 34 anos, já passou de seus melhores anos no esporte. Jordan com toda sua explosão atlética e com a inteligência que demonstrava em quadra destruiria um Bryant que já perdeu boa parte de sua velocidade e reflexos.


Harden foi uma “segunda opção” para o USA '12. Enquanto Drexler, por anos, foi o segundo melhor ala-armador da NBA. Perdendo, somente, para o melhor atleta de todos os tempos, seu companheiro de Dream Team, Michael Jordan.


Vantagem: Dream Team.


Alas:


Dream Team: Larry Bird, Scottie Pippen, Chris Mullin.


USA 2012: LeBron James, Kevin Durant, Andre Iguodala.


Claramente a posição mais forte do USA '12. 


Mesmo com problemas nas costas, Bird provou que ainda tinha alguns truques guardados nas mangas. 


Mas, vamos nos focar na principal disputa aqui: James e Pippen.


Para quem acha que Pippen teria problemas maiores com James, dois vídeos:




 


Assistiram? OK.

No primeiro vídeo, já no início, vemos Pippen marcar: Magic Johnson, Anthony Mason, Glen Rice, Chris Webber, Larry Johnson. Vemos Pippen marcar na ala, no pivô, quadra inteira. Aos 2:20 do primeiro vídeo, Pippen marca um dos melhores pivôs da NBA, Patrick Ewing.

Scottie é, sem dúvidas, um dos melhores defensores da história da NBA. Podendo marcar desde armadores até ala-pivôs sem nenhum problema.

Encerrado o assunto,

Vantagem: Dream Team.

Ala-pivôs:

Dream Team: Charles Barkley, Karl Malone, Christian Laettner.

USA 2012: Kevin Love, Blake Griffin*.

De um lado, dois dos três melhores jogadores da posição na NBA moderna – podemos colocar Malone, Barkley e Tim Duncan em qualquer uma das três primeiras posições –  e Laettner, que quase não entrou em quadra em '92. Do outro, uma ala-pivô que deve se dar muito bem no jogo FIBA, Love, por ter um arremesso confiável, e outro que ainda não tem muitas armas em seu repertório, além da enterrada.

Na temporada pós-Barcelona, Barkley recebeu o troféu de MVP da NBA. Em sua carreira, Barkley não teve problemas com jogadores mais fortes que Griffin, em uma época onde o contato físico era mais intenso.

Apesar de não ser um grande defensor, Barkley lutava por cada rebote como se fosse a última posse de bola de sua vida.

Malone manteve excelentes atuações, até lesionar o joelho enquanto jogava com o Lakers em 2004. Forte, com um belo arremesso de média distância Malone poderia tirar os ala-pivôs do USA '12 da zona de conforto, ou tirar vantagem dos espaços para arremesso em uma defesa por zona.

Vantagem: Dream Team.

Pivôs:

Dream Team: Patrick Ewing, David Robinson.

USA 2012: Tyson Chandler.

Preciso realmente fazer isso? Gosto do Chandler. Mas, estamos falando de dois dos pivôs históricos da NBA. Jogadores que tiveram seu auge quando a posição significava alguma coisa na NBA.

Chandler é um excelente defensor. Na NBA atual. Nunca teve que lidar com Shaq, Hakeem Olajuwon, Ewing, Robinson, Rik Smits, Alonzo Mourning, entre outros, no auge de suas carreiras.

Vantagem: Dream Team.

O time americano que vai para Londres 2012 é  uma grande equipe. Mesmo assim, não seria páreo para o Dream Team, que despertou a paixão pelo basquetebol em tantas pessoas pelo mundo inteiro.

*na hora deste artigo, Griffin havia lesionado o joelho e esperava exames em Los Angeles. Se cortado, a seleção americana contará com Anthony Davis. Vantagem segue com o Dream Team.
Share This

2 comentários:

  1. Muito boa comparação. E me somo na avaliação sobre o Pippen. Sempre defendi a teoria de que os Bulls foram o que foram porque tiveram o melhor atacante da história do jogo e dois defensores (Jordan e Pippen) que poderiam figurar tranquilamente no melhor quinteto defensivo da história da NBA. Somado a isso, um sistema de jogo que valorizava o conjunto sem sufocar a individualidade e um elenco coadjuvante sempre muito equilibrado nas necessidades do que faz uma grande equipe.

    ResponderExcluir
  2. PS: ótimos achados esses vídeos do Pippen!

    ResponderExcluir

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates