HIT THE GLASS

terça-feira, 16 de setembro de 2014

A FIBA muda algumas regras

Logo após a Copa do Mundo, vencida pelos Estados Unidos com certa facilidade, a FIBA fez algumas mudanças em suas regras. Numeração, tempos concedidos, relógio de 24 segundos e faltas técnicas foram alteradas.


Numeração dos atletas:
"A antiga regra previa que as equipes teriam que ter jogadores com numeração de 4 até 15, porém as federações permitiam que em seus campeonatos nacionais as equipes vestissem qualquer número, desde que possuíssem até dois dígitos (4 até 99). Na nova norma, a FIBA utiliza o mesmo sistema de numeração da liga norte-americana. Todos os times tem direito a usar em seus jogadores as numerações de 0 e 00 e de 1 até 99".
Permitir que atletas usem seu número de preferência em seus times é normal, esperado. Mas existia um charme em ver o atleta abraçar outro número para sua seleção. Sim, penso demais sobre esses detalhes de uniformes, mas vocês já sabem disso.

Tempo concedido:
"A regra nova da FIBA sobre os números de tempos de dá a cada equipe dois pedidos de tempo na primeira etapa da partida. Na etapa derradeira, cada equipe terá à disposição três novos pedidos de tempo, sendo que cada time terá um máximo de dois tempos nos dois últimos minutos de partida.Caso a partida vá para a prorrogação, um tempo será debitado para cada equipe".
Esperava que a FIBA permitisse que os atletas pedissem o tempo, não o treinador. Atraso isso não ter mudado.

Tempo de posse pós-rebote ofensivo:
"A regra dos 24 segundos após o rebote também mudou. Caso a equipe que esteja defendendo o chute pegue o rebote defensivo, os 24 segundos para definir a jogada se mantém. Já para o time de ataque, caso erre o chute e recupere a sobre ofensiva, na nova regra da FIBA serão renovados 14 segundos para o time definir novamente a jogada e não mais 24 segundos como antigamente".
Dar 24 segundos de volta para o time que pegou o rebote ofensivo era uma grande punição para a defesa. Agora, a equipe que lutou para recuperar seu arremesso tem 10 segundos a menos para fazer uma jogada. Pune quem se esforçou, ajuda quem dormiu no lance.

Falta Técnica:
"Na regra antiga, a falta técnica contava apenas como uma falta pessoal e dava o direito do time que sofreu a falta bater dois lances livres e ter a posse de bola. Só exclusão do jogador caso ele cometesse duas faltas antidesportivas. Na regra nova, o jogador que for penalizado com duas faltas técnicas estará automaticamente expulso da partida.  Ao adversário que sofreu a falta, será concedido um lance livre seguido de nova posse de bola".
Interessante adotar a "duas técnicas e está fora", já não era sem tempo. Mas, claro, tinham que estragar. Quem acompanha o HtG sabe que abomino muitas regras da FIBA (oi posse alternada, oi regra dos rebotes em cima do cilindro), mas uma coisa boa era a punição por faltas técnicas.

Mais uma vez, a FIBA diminui a punição de quem errou e piora a vida de quem acertou. Agora, o time será punido em, quem sabe se o cara converter, um ponto apenas.

Enquanto isso, posse alternada segue aí...
Share This

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates