HIT THE GLASS

sábado, 30 de junho de 2012

Quer comparar os números de LeBron James? Faça direito




Uma recente análise que apareceu em um certo blog, pegou a pontuação de LeBron James para dizer que o ala do Miami Heat, atual campeão da NBA, deveria “O LeBron tem que beijar os pés, ou melhor, as mãos de Battier, Chalmers e Miller!". Sim, o elenco de apoio do Heat ajudou muito. E, como falei antes da série iniciar, sem eles, Miami não venceria de jeito nenhum.

A análise usa apenas os pontos de LeBron James durante as Finais. Como é de costume no país do futebol, onde, para torcedores e a maioria esmagadora de comentaristas “apenas o gol importa”, quem usou somente pontos, esqueceu que o basquetebol é muito mais do que isto.

Como o basquetebol é maior do que pontos (sim, pontos vencem o jogo. Mas, rebotes, assistências, roubadas de bola entre outras coisas, garantem boas chances de pontuação ou, impedem a pontuação do adversário), que tal olharmos os números em outras categorias.

Aqui estão as médias de LeBron James nas cinco partidas das finais. Na primeira linha, separadas entre o 1º e 3º quartos, na segunda suas médias no quarto decisivo:



FG
FGA
FT
FTA
OR
DR
TOT
ASST
ST
BS
PTS
1º ao 3º quartos
8,4
16,4
4,6
5,6
2,2
5,4
7,6
6,4
1,2
0,4
21,8
4º quarto
1,8
5,2
3
3,6
0,8
1,8
2,6
1
0,4
0
6,8
*FG = arremessos convertidos, FGA = arremessos tentados, FT = lances-livres convertidos, FTA = lances-livres tentados, OR = rebotes ofensivos, DR = rebotes defensivos, TOT = rebotes totais, ASST = assistências, ST = roubadas de bola, BS = tocos e PTS = pontos.

Os números de James não mudaram muito entre os primeiros 3 quartos, alguns até melhoram. Para que fique mais claro, uma segunda tabela. Na primeira linha, as médias por quarto entre o 1º e 3º quarto. Na segunda, as médias no período final: 


FG
FGA
FT
FTA
OR
DR
TOT
ASST
ST
BS
PTS
Médias quarto (1º-3º)
2,8
5,5
1,5
1,9
0,7
1,8
2,5
2,1
0,4
0,1
7,2
4º quarto
1,8
5,2
3
3,6
0,8
1,8
2,6
1
0,4
0
6,8
*FG = arremessos convertidos, FGA = arremessos tentados, FT = lances-livres convertidos, FTA = lances-livres tentados, OR = rebotes ofensivos, DR = rebotes defensivos, TOT = rebotes totais, ASST = assistências, ST = roubadas de bola, BS = tocos e PTS = pontos.

Apesar de ter piorado um pouco no aproveitamento de arremessos, James chegou na linha de lance livres por mais vezes. Manteve a média de roubadas de bola. Diminuiu o número de assistências, mas o desempenho abaixo do esperado de Dwyane Wade, contribuiu para isto.

A maior crítica ao ala, depois das Finais de 2011, era que ele sumia nas horas decisivas. A “análise” no tal de blog, de um fã do Google, tentou mostrou que James ainda some. Mas, o dono do blog, e o dono do texto, esqueceram de mostram que James pegou mais rebotes.

Além disso, LBJ teve quase a mesma média de pontos que durante os outros três períodos. Algo estranho de se ver, quando se tenta provar que James segue se encolhendo no quarto final.

James nunca vai ser o jogador que arremessa mesmo marcado por três adversários. Não faz parte do estilo dele. Ele acredita nos companheiros e, quando marcado, não tem problemas em passar a bola.

Além disso, ao contrário do que outro jornalista falou, basquetebol É SIM um esporte coletivo. Ninguém vence ou perde sozinho. Quanto mais cedo se aceitar isto, mais cedo a carreira de um jogador que só aparece uma vez em décadas pode ser apreciada.
Share This

2 comentários:

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates