HIT THE GLASS

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Caso: David Stern e a NBA contra Gregg Popovich


Na partida de ontem, entre San Antonio Spurs e Miami Heat, Gregg Popovich, um dos melhores treinadores da era moderna da NBA e eterno troll, resolveu poupar Tim Duncan, Tony Parker, Manu Ginobili e Danny Green, quatro dos principais jogadores do time texano.

E o munda da NBA virou de cabeça para baixo.


Pop justificou com o momento cansativo na tabela de jogos. Desde o dia 17 de Novembro até o dia 29 de Novembro, o Spurs jogou oito partidas. A partida contra o Heat seria a quinta em quatro noites, no final de uma série de seis jogos consecutivos fora de casa.

Com todas essas informações, mais opiniões de médicos e treinadores da equipe, Pop resolveu chutar o balde, mandar Duncan, Parker, Manu e Green para San Antonio para que seus atletas descansem para a difícil partida contra o Memphis Grizzlies, no sábado, dia 1° de Dezembro.

Irritado pela atitude do treinador, o comissário da NBA, David Stern, resolveu que deve multar a franquia. Não será a primeira vez, em 1985 e 1990, Stern multou o Los Angeles Lakers pelos mesmos motivos.

Li gente dando razão à NBA, gente que tem bronca eterna com Popovich e acha que basquetebol não é um esporte coletivo, e vi gente defendendo o treinador. Mas, já pararam para pensar que, nesse caso, os dois lados têm razão?

"LOL, troll"
O lado de Popovich: Manu, Duncan e Parker tem mais de 30 anos, Danny Green tem 25 anos de idade, mas tem jogado mais de 30 minutos por partida. O time vinha de quatro partidas em cinco noites e - coisa que muitos estão esquecendo - oito partidas em 13 noites. Dessas oito partidas, apenas duas foram em San Antonio.

O time viajou de San Antonio para Boston para Indiana para Toronto para Washinton para Orlando para Miami. Ufa! Logo após a partida, de volta para San Antonio, para enfrentar o Grizzlies com um dia de descanso.

Popovich tem o direito de poupar seu time. Se ele acha que é mais importante descansar o elenco e deixar de lado uma partida contra um dos melhores times da NBA, é decisão sua. Estratégia.

Quem diz que ele deveria ter descansado contra o Orlando Magic ou Washington Wizards, jogos teoricamente fáceis, esquece de algo importante. Popovich pode ter olhado a tabela e pensado: "Hmm, temos quatro jogos em cinco noites e, depois disso, um dia de descanso e o Grizzlies em casa. Vamos garantir as vitórias contra Orlando e Washington, descansar o time contra Miami, e chegar descansados para o Grizzlies. Afinal, Memphis é rival de conferência, adversários diretos no Oeste".

Sem esquecer que, treinadores de outros esportes descansam atletas em partidas selecionadas durante o ano inteiro. Pop só mudou a época de poupar, normalmente no final da temporada.

"Ele fez o que? De novo? Ugh..."
O lado de Stern: A partida entre o Spurs e Heat era uma das principais na tabela da NBA. Dois dos melhores times da NBA, TNT transmitindo para o país inteiro, outras emissoras transmitindo para o mundo. E Pop tira boa parte do interessa gerado com um simples anúncio.

TNT: teve um motivo para a TNT querer transmitir esse jogo. Duncan, Parker e Manu X LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh vende mais do que Spurs X Heat para o torcedor ocasional.

Muita gente não vê NBA toda hora e é atraída à Liga por encontros de estrelas. Afinal, a NBA também é vendida como uma liga de estrelas.

Sem o trio texano, a TNT temia que a partida não tivesse o mesmo interesse de antes. Não só a NBA, como as franquias, têm um lucrativo negócio com as emissoras. Irritar um parceiro de negócios tão forte não é uma boa ideia.

Fãs: imagine que você é um pai que, após alguns meses, economizou para levar seu filho à um jogo do Heat. Imagine que esta foi a partida que você resolveu levar, uma boa oportunidade de ver sete estrelas da NBA e algumas futuras estrelas.

Indo para o jogo, você escuta que Popovich não jogará com o time titular. De repente, aqueles US$ 500 (sem contar comidas e alguma lembrança do jogo) que você gastou para ver o trio texano contra o trio de Miami se transformam em o trio de Miami contra os reservas o Spurs.

Stern tem todo o direito de proteger o produto. A NBA é uma liga de entretenimento. Sem os "artistas principais" ela perde o interesse do público em geral. O comissário tem o dever de agir contra coisas que ele acredita que podem fazer isso. Para Stern, Pop poupar quatro dos principais jogadores ao mesmo tempo é uma dessas coisas.

Além disso, Stern conhece Popovich. Os dois tem uma batalha quanto aos interesses da NBA. mais de uma vez, Popovich chutou o balde e mostrou que não se importa com patrocinadores, audiência e afins. Só em vencer partidas. Stern, infelizmente, não pode se importar só com os jogos. e vai ser difícil convencer o comissário de que Pop não fez isso, pelo menos um pouco, para irritá-lo.

No final, os dois venceram. Pop descansou seus titulares, que estarão prontos para o partida contra o Grizzlies. Stern fez uma jogada de poder, coisa que adora mostrar que tem.

E a gente? Bom, por mais que a partida tenha perdido o interesse do torcedor casual, quem ficou pode ver Tiago Splitter e Gary Neal quase surpreenderem o mundo.
Share This

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates