HIT THE GLASS

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ainda sobre apelidos nos uniformes da NBA: 3 simples regras

Conversando com o pessoal no Twitter, ficou claro que a maior preocupação é com que tipo de apelidos serão colocados nos uniformes da NBA. Se a Liga permitir que jogadores inventem apelidos na hora a ideia deixa de ser divertida e fira bagunça. Para evitar esse problema, 3 simples regras para os apelidos nas camisetas.


Regra 1: Nenhum jogador poderá escolher seu apelido.

Essa é a regra mais básica de apelidos. Ninguém escolhe seu apelido. Desde a infância até a vida adulta, são os amigos que decidem como você será chamado.

Como na vida real, os apelidos de atletas são dados pela imprensa, fãs ou companheiros de profissão escolhem como você será conhecido.

Com isso, evitamos que Dwyane Wade vista um uniforme com "THREE" acima do número 3. Ou, pior ainda "WoW". Também evita que Kobe Bryant use o forçado apelido "BLACK MAMBA". Daryl Hannah foi Black Mamba antes e melhor. E ninguém além de fãs do Kobe o chamam assim sem adicionar um tom irônico.

EMENDA: para evitar que atletas passem por cima dessa regra, fica proibido os apelidos dados por empresas. Assim, "KING JAMES" fica vetado. Apesar do apelido ser bastante usado, não podemos permitir que marcas criem identidades. É uma coisa do público.

Regra 2:  Não será permitido apelidos pouco imaginativos, como a maioria dos criados no início dos anos 2000.

Lembram do início dos anos 2000? DWill, KMart. A fórmula era simples e repetitiva: primeira letra do nome + abreviação do sobrenome = apelido.Repetitivo e chato. Mais ou menos como o atual momento de apelidos no Rap. Yeezy, Weezy, Breezy... Cheezy.

Seria um problema com TMac, mas seria um sacrifício justo, se fosse necessário.

Regra 3 - O Edito Shaq: O Edito Shaq manda que qualquer apelido dado por Shaquille O'Neal, que não tenha conotações homofóbicas, são de uso obrigatório. Se Paul Pierce decidir usar um apelido será obrigado a usar "THE TRUTH", o mesmo com Dwyane Wade, o ala-armador do Heat deverá usar apenas "FLASH".

O grande problema  dessa regra é a batalha pelos direitos autorais. No exemplo de Wade, a DC Comics/Warner Bros. teria que ser idiota para não aceitar o marketing grátis. Mas, "Man of Steel", "New 52", "Batman vs. Superman" não me deixam afirmar que DC/WB não fará besteira.

O Edito Shaq também livra O'Neal da Regra 1. Assim, permitimos que Shaq siga se dando apelidos como The Big Aristotle, Diesel, M.D.E., The Big Deporter.

Com estas simples regras evitamos os maiores medos da autorização dos apelidos nas camisetas. Alguma adição? Deixem seus comentários.
Share This

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Não, regra do Shaq é uma coisa antiga em blogs/sites/revistas da NBA. Resto são opiniões que cansei de tuitar sobre.

      Mas boa tentativa.

      Excluir

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates