HIT THE GLASS

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Os 5 Melhores Centers da História da NBA

A história da NBA é cheia de nomes lendários. O Hit The Glass apresenta uma breve série com os Top 5 de cada posição. Armadores, ala-armadores, alas, ala-pivôs e pivôs. Logo após a lista histórica estão os meus favoritos. Boa maneira de ver como, nem sempre, os melhores de cada posição são favoritos. Uma coisa que notei, a lista de favoritos muda constantemente, dependendo do que estou pesquisando ao assistindo no momento.

5 - Wilt Chamberlain
Assim como os próximos dois nomes na lista, Wilt Chamberlain cai um pouco pela época. Não querendo diminuir seus feitos históricos, mas é mais fácil dominar em uma liga com poucos times e pivôs baixos. Vamos chamar isso de “Exceção da Era”.

Wilt certamente tem os números para figurar mais alto na lista. Mas ter sido dominado por outro membro do Top 5 constantemente fez com que Wilt the Stilt caísse.

4 - Kareem Abdul-Jabbar
Seja como Lew Alcindor ou Kareem Abdul-Jabbar (ou Roger, o co-piloto) o pivô colocou seu nome na história da NBA. Por 20 anos ele competiu com a classe de poucos. Seu gancho ainda é o arremesso impossível de ser parado.

Após duas décadas na NBA ele deixou a Liga com 6 títulos, 6 MVPs e o maior número de pontos na história.

3 - Bill Russell
Foram 13 anos e 11 títulos para Bill Russell. Constantemente dominando equipes de Wilt Chamberlain no caminho. Russell é o exemplo perfeito de colega de equipe. Sem se importar com seus números, o pivô fazia de tudo para que sua equipe vencesse.

Não fosse a “Exceção da Era e Russell poderia estar em primeiro na lista.

2 - Shaquille O'Neal
O Mais dominante de todos os tempos. Destruindo a base da tabela. Não uma, mas duas vezes. Atropelando adversários. Shaquille O'Neal era uma força da natureza em quadra. Algo longe do natural. Superman.

Assim como Jordan, Shaq deveria ter mais MVPs, mas isso não importa. Quatro títulos da NBA, 3 MVPs de Finais e 14 anos de domínio puro e simples. Quem acha que Shaq era só força, não acompanhou a carreira do pivô.

E durante todo esse tempo, ele se divertiu muito.

1 - Hakeem Olajuwon
The Dream! Ao contrário do segundo nome da lista, Hakeem Olajuwon dominou exclusivamente com graça. Um arsenal impossível de copiar no post up, Hakeem entortou alguns dos melhores pivôs na história da NBA.

Com tanto sucesso na defesa como no ataque, nunca mais veremos um pivô como Hakeem.

Os Cs favoritos: Shaquille O'Neal, Hakeem Olajuwon, Moses Malone, Willis Reed e Patrick Ewing.
Share This

Um comentário:

  1. muito boa análise , os adversários que o jogador enfrentou e triunfou dizem muito

    ResponderExcluir

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates