HIT THE GLASS

sábado, 21 de junho de 2014

Joel Embiid e os pivôs lesionados

Bandeira vermelha. Essa é a gíria americana para indicar que um atleta apresenta perigo, red flag. Quando fala-se em bandeiras vermelhas durante o draft, saibam que existem preocupações na escolha desse jogador. Seja por atitudes, peso ou lesões. E isso que acontece com Joel Embiid, o pivô com um potencial incrível, para os dois lados.


Embiid acabou de passar por uma cirurgia para reparar uma lesão em seu pé direito. O pivô recebeu dois pinos no pé. Estima-se que Embiid leva de 4 a 6 meses para se recuperar. Já não é a primeira vez que Embiid sofre com lesões. Problemas nas costas perseguiram o jogador durante sua carreira universitária.

As repetidas lesões preocupam, apesar da juventude de Embiid. Pivô são uma raça a parte dos seres humanos normais. Ter por volta de 2,13m de altura coloca uma pressão descomunal em seus corpos. Por isso preocupam mais que outros atletas.

E o histórico de jogadores com lesões, ainda mais em pernas e pés, não é bom.

Bill Walton: Walton teve uma excelente carreira na NCAA. Essa carreira o colocou no Hall da Fama do basquetebol. Na NBA, ele durou pouco tempo. Logo que chegou foi campeão da NBA, vencendo o MVP das Finais. Mas as lesões nos pés chegaram.

Além dos pés, fraturas na perna também atrasaram sua carreira. Quando venceu seu segundo título ele era pouco mais do que um torcedor no banco do Boston Celtics.

Sam Bowie: Ah, Sam. O mais famoso bust na história do draft. Não ajudou ser o segundo escolhido no melhor draft da história da NBA, 1984. Bowie teve um bom ano de novato, mas jogou apenas 63 partidas nas próximas duas temporadas.

Em seus 10 anos de NBA, Bowie jogou em apenas 511 de 820 partidas possíveis. Bowie tinha potencial para ser um grande jogador na história da Liga, mas não ter uma sequência de jogos acabou com sua carreira.


Yao Ming: Yao sofreu com seu compromisso com a China. Sem férias, sua altura sobre-humana, aliada ao peso, colocaram estresse em suas pernas. Yao chegou como promessa de mais um grande pivô na história da NBA. Mas as lesões diminuíram seu impacto.

Ano após ano o chinês perdeu partidas para asa lesões. Mais um promissor atleta que não completou sua história.

Brook Lopez: O pivô do Brooklyn Nets não consegue mais jogar uma temporada completa. Após participar de 82 partidas em cada uma de suas três primeiras temporadas, Lopez tem um total de 96 jogos nas últimas três.

Em uma NBA sem pivôs de verdade, Lopez tem tudo para ser uma força ofensiva na Liga. Se conseguir ficar em quadra.

Greg Oden: Greg Oden, assim como Embiid, chegou na NBA cheio de bandeiras vermelhas. Como Bowie, Oden foi escolhido antes de um jogador que se tornou um dos craques da Liga.

Oden chegou como a última esperança para um pivô de verdade na Associação, hoje, é alguém que você torce para terminar seus 5mpg inteiro.

Esses são apenas alguns exemplos. A NBA é cheia dessas histórias. E os pivôs sempre sofrem mais. As franquias já estão assustadas com Embiid e o pivô deve cair no draft.

"Você não pode usar uma das cinco primeiras escolhas nele", disse um GM. "Existem muitas outras boas opções para se usar uma das cinco primeiras escolhas nele".

"Não é uma situação de Sam Bowi", disse outro. "Lesões nos pés são assustador porque você se lembra de Yao Ming. Nas costas também".

Preocupante saber que Embiid teve uma segunda fratura por estresse, em tão pouco tempo, jogando tão pouco. Como será que seu corpo reagirá aos cansativos 82 jogos da NBA? Noites com cinco partidas em seis dias é algo que Embiid ainda não sentiu.


Share This

4 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog, fiquei a conhecer hoje e serei um acompanhante regular.
    Continuação,
    Abraço de Portugal.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Antonino. Espero corresponder às expectativas. Além do HtG, você também me encontra aqui http://www.nba.com/brasil/blog/borges_archive.html e no twitter @hittheglass

    ResponderExcluir
  3. Conheci hoje o blog, parabéns pelo trabalho !!! os 'top 5' estão sensacionais e tem bastante conteúdo !!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Pedro. A ideia é melhorar antes do início da próxima temporada. Valeu por ler.

      Excluir

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates