HIT THE GLASS

terça-feira, 10 de junho de 2014

O Peixe que Salvou New York

O New York Knicks anunciou, oficialmente, a contratação de seu novo treinador. Ênfase na palavra "novo". Derek Fisher largou sua carreira como jogador de basquetebol e assumiu o banco do time nova-iorquino. O ex-armador encara o desafio de treinar um dos times maior pressão na NBA.
A palavra que melhor define a contratação de Fisher é sinergia. É raro um treinador estar tão ligado com os executivos do time, Fisher tem essa vantagem. O 26º treinador na história do Knicks tem todo o apoio de Phil Jackson.

E por que não teria? Fisher é o homem que Jackson quer. Um treinador sem bagagem, que conhece o sistema usado pelo Mestre Zen, de confiança.

A regra de dois

Existem sempre dois Sith. O mestre e o aprendiz. Quando o aprendiz tem habilidade suficiente para tomar o lugar do mestre, este seria capaz de se tornar um mestre. Esse é o relacionamento de Phil e Fisher. Jackson procura alguém para ensinar, passar seus conhecimentos. Como uma tela em branco, sem influência de experiência, Fisher é esse nome.

A experiência como presidente do sindicato dos jogadores da NBA - a NBPA - no locaute de 2011 ajudou a preparar Fisher para o papel de treinador. Ele assumiu um papel de liderança, administrando egos e tomando a frente das negociações. Esta experiência não faz parte do currículo de outros treinadores sem uma carreira prévia, Mark Jackson, Jason Kidd e Steve Kerr.

Pressão da imprensa

O Knicks tem um obstáculo interessante em seu dia-a-dia. Nenhuma outra equipe tem, na mídia, um inimigo tão grande. Qualquer movimentação do Knicks é recebida com uma incredulidade e piadas como nenhum outro time. Não que New York não mereça um pouco disso, mas quando coisas boas, como a troca por Carmelo Anthony, são tratadas como "Knicks perdeu porque Knicks" existe um problema.

Fisher é escolado quando o assunto é imprensa. Ele esteve no Los Angeles Lakers em um dos momentos mais voláteis na história da franquia. Ele se encontrou no meio das brigas entre Shaquille O'Neal e Kobe Bryant. Fisher conseguiu ser amigo de Shaq e respeitado por ambos.

E esse respeito é uma grande arma do neófito treinador. Derek tem fama de ser um estudante do jogo e tem o respeito de todos os jogadores da NBA. Parte disso se deve a sua postura na longa carreira, parte pelo seu serviço na NBPA.

Conhecimento é poder
"É tudo bandejas, enterradas, lances-livres e arremessos de 3 pontos hoje em dia", Derek Fisher durante sua coletiva.
Fisher conhece o jogo. Entende que a NBA evoluiu. As mudanças de regras, aumento de confiança nas estatísticas avançadas, mataram o jogo de meia distância. Além do conhecimento do jogo moderno, Fisher passou anos jogando no Triângulo, aprendendo com Phil Jackson e Tex Winter.

Durante a coletiva, Fisher deixou claro que não se considera inexperiente para o cargo.
"Me preparar para ser treinador é algo que venho fazendo desde que tinha 6 anos", Fisher.
Ele insistiu em informar que sempre estudou o jogo e adquiriu o aprendizado necessário ao longo de sua carreira como jogador. Essa carreira, junto com os cinco anéis conquistados durante ela, chegam para devolver o Knicks à briga por títulos.

Próximo passo, manter Melo no time.
Share This

3 comentários:

  1. I'm actually feeling more comfortable with P. Jax's decision to hire Fisher as coach after reading this post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you! I'm very excited about the possibilities. #InPhilWeTrust

      Excluir
  2. Esse elenco do knicks vai precisa mudar para jogar no esquema do PJAX's. Q.I de basquete não é o forte do STAT, JR por exemplo.

    ResponderExcluir

Designed By Blogger Templates | Distributed By Gooyaabi Templates